Rua Itajibá, n 467 Edf. Montreal Business
Pitangueiras, Lauro de Freitas/BA
71 3508-5171
71 99217-5032
vendas@rhsenso.com
suporte@rhsenso.com

Sua empresa está prepara para o eSocial?

Sua empresa está prepara para o eSocial?
by

Você já deve ter lido diversas notícias na internet sobre o eSocial. Isso porque todas empresas serão obrigadas a utilizar o sistema. Você não conseguiu achar em um lugar informações sobre o impacto dessa mudança? Reunimos as principais para você ! Vamos explicar o que é o eSocial e o impacto para a sua empresa.

O que é eSocial?

Imagine reunir todas as obrigações em apenas um documento? Por meio do eSocial um programa do Governo Federal existe essa possibilidade, que pode facilitar muito a vida de contadores e profissionais do departamento pessoal.

Com esse sistema fica mais fácil enviar as obrigações trabalhistas de uma única vez. Nesse grande “banco de dados” todos os dados são analisados e a qualidade das informações é verificada. Esse sistema modificou a forma de se realizar parte dos procedimentos contábeis.

Fazem parte desse projeto o Ministério do Trabalho e Emprego, INSS, Receita Federal do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Dessa forma, com um banco de dados em mãos, o Fisco vai ter um controle mais amplo sobre os dados dos empregadores.

Esse fato pode assustar empresários devido ao elevado grau de organização exigido. Mas o programa também vai contribuir de forma efetiva para diminuir a quantidade de burocracia e alavancar as funções.

Impacto do eSocial nas empresas

O eSocial vai tornar extremamente efetiva a fiscalização de empresas, ou seja, serão analisadas diversas informações e os empresários terão que andar na linha.

Diversas informações da sua empresa serão armazenadas no eSocial. Os dados serão transformados em um arquivo XML que ficará armazenado e pode ser acessado pela internet, o envio de informações deve respeitar os prazos das leis trabalhistas. O eSocial vai afetar de forma radical a realização de processos dentro da sua empresa. Uma das maiores mudanças é no envio da folha de pagamento, que deve ser enviada mensalmente. É necessário ficar atento principalmente com o lançamento de eventos ocasionais dentro de sua organização.

O Registro de Eventos Trabalhistas, ou RET, ou seja, as alterações que acontecem durante a relação de trabalho devem ser informadas ao sistema no momento do acontecimento, se esse processo não for realizado no prazo, poderá acarretar em multa! Também será necessário informar todos os processos trabalhistas realizados na empresa ao eSocial.

Os prazos para realizar os procedimentos não serão alterados e seguem a legislação trabalhista atual. São operações que você realizava no antigo sistema, como cadastro de trabalhadores, demissão, admissão, afastamento, aviso prévio, férias, comunicação de acidente de trabalho, alteração de salário, obrigações de medicina do trabalho, folha de pagamento, retenções de contribuições previdenciárias, informação sobre FGTS e imposto de renda.

O eSocial vai exigir da sua empresa uma maior integração entre setores, ou seja, todos os funcionários devem ser afetados pela mudança. É fundamental que você participe desse processo junto ao seu contador de forma ativa para dominar todo o procedimento.

Todos os funcionários devem passar por um treinamento para utilizar o sistema, aprendendo a alimentar esse banco de dados com informações consistentes.

A partir do primeiro dia de janeiro de 2017 empresas optantes pelo Simples Nacional com mais 3 funcionários devem utilizar o eSocial.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *